sábado, 3 de março de 2012

O meu Sushi


Fazer sushi é um verdadeiro desafio à imaginação e criatividade.Tudo depende do gosto e habilidade de quem o faz. O sushi teve origem no Japao,era a forma que tinham para conservar vários tipos de peixe dentro de arroz .Atravez do passar do tempo o sushi deixou de servir para a conservação do peixe e foi-se adaptando à vontade dos seus consumidores.São imensas as formas em que nos é apresentado e os ingredientes são ilimitados desde os sushi de peixes aos de frutos ,aos de mistura de ambos e por ai fora...Leva bastante tempo a preparar é uma arte minuciosa e diria até mesmo viciante....Adorei a experiência...foi um desafio que me deixou imensamente feliz com o resultado.Logo eu que adoro sushi...


Usei todos estes ingredientes excepto as framboesa,não porque não o pretendesse fazer ,mas porque a quantidade começava a ser demasiada ...os ingredientes são imensos mas gasta-se apenas um pouquinho de cada. As folhas de alga gastei todas eram 10.


Ingredientes : 
esteira de bambu para sushi
vinagre de arroz
adoçante
sal
salmão fumado
filetes de anchova
delicias do mar
filetes de arenque
ovas de lumpo
ovas de lumpo e capelim
krissia
folha de alga para sushi
kunbu (alga para o arroz )
cenoura 
pepino
abacate
morangos
cebolinho
sementes de sesamo
queijo Philadelphia
gari (gengibre)


Preparar legumes e frutas,lavar bem e escorrer.A cenoura corta-se longitudinalmente em tiras finas,o abacate e o pepino também.Porque é com eles que se recheiam os rolinhos de sushi.A este pepino retirei o interior com este utensílio para o poder rechear.


 Este produto é muito semelhante às delicias do mar ,mas apresenta-se ralado.


 Filetes de arenque conservado em oleo.


A esteira de bambu,sobre a qual coloquei a alga e uma camada de arroz.Para colocar o arroz foi necessario fazer uma mistura numa tijela com de 70% de vinagre de arroz com 30% de agua,foi nessa mistura que molhei as maos para me permitir trabalhar o arroz sem que este colasse. A seguir ao arroz coloquei cenoura e pepino,só depois é que cobri com o salmão.


Depois é necessário fazer o rolo de susshi .Coloca-se a esteira sobre uma superfície firme e lisa.Por cima coloca-se a alga  e com os dedos humedecidos no vinagre estende-se uma camada fina de arroz ,que deverá ficar uniforme.Cerca de 2 cm da alga não se cobre com arroz,necessitamos dela para colar e dessa forma unir a extremidade do rolo,mas antes tem que ser humedecida com a mistura da vinagre e agua.Ao formarmos o rolo temos que ter o cuidado de o enrolar devagar e com pressão para que fique bem firme.Depois do rolo formado cortam-se fatias com cerca de 2cm .A faca é muito importante para que se consiga cortar o sushi.Tem que ser uma faca muito bem afiada e que deverá ser lavada e passada pelo vinagre sempre que a lamina se apresente suja,pois o arroz irá deixá-la nesse estado.


A esteira de bambu é imprecindivel para formar o rolo de sushi.


 Agora é tudo uma questao de imaginaçao.


Uma boa dose de paciencia e tacto no momento de misturar ingredientes.


é um rolo invertido,em que a alga se apresenta por dentro e quanto a mim ,muito mais difícil de se fazer.Para o fazer coloquei uma folha de alumínio sobre a tábua,polvilhei com as sementes de sesamo,cobri com uma camada fina e uniforme de arroz.Sobre o arroz coloquei a alga,tento o cuidado de deixar livre uma extremidade com cerca de 2 cm para no final humedecer com o vinagre e colar o rolo. Esse rolo foi enrolado com a ajuda do aluminio ,que funcionou como substituto da esteira.

Resultado das varias variedades de sushi.

 

As imagens são imensas ,afinal não é todos os dias que nos atrevemos a brincar aos japoneses...


 o meu marido diz que eu estou a ficar perigosa porque lhes ando a roubar o trabalho...


e que qualquer dia já não temos onde comer,porque eu quero fazer tudo em casa..


E assim foi,um jantar na cozinha,servido perto das 22 h porque o sushi exige tempo,vontade ,dedicação e principalmente imaginação...



Senti um imenso orgulho.Admito que fiquei um pouco cansada mas muito satisfeita com estas minhas experiências vindas da "terra do sol nascente".


 Provavelmente não tardarei muito a repetir a experiência


com outros formatos,outras cores e outros sabores.


 Sushi é algo que nos dá muito mais prazer se feito no momento de servir.


No Algarve os restaurantes de sushi são muito poucos,eu apenas conheço um que considero muito bom.


 Servido na minha cozinha e feito por mim acabou por ter um sabor muito particular.


Nota: a minha inexperiencia nao me permitiu usar peixe cru,ficará para uma próxima.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pode deixar o seu comentário aqui.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin